II Congresso Brasileiro de Física

Página inicial | Edição anterior | Cronograma | Inscrições | Resumos | Propostas de palestras | Organização


 

ANAIS DO II CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICACERTIFICADOS

 


VOTAÇÃO PARA MELHOR RESUMO

No painel de resumos foram apresentados:

A votação se dará pela quantidade de curtidas no vídeo. Para curtir a apresentação, acesse pelo link acima e clique no botão Gostei:

Além do certificado de apresentação de trabalho, o vídeo mais votado receberá também o certificado de premiação.


Estão oficialmente abertos os trabalhos para a segunda edição deste evento que tem por objetivo mostrar o que está sendo feito em termos de ciência na física em nosso país, desde a graduação até os níveis mais altos de conhecimento e pesquisa! Este ano faremos algumas mudanças:

  • o evento é totalmente gratuito, sem taxa de inscrição ou qualquer outra taxa;
  • a submissão de propostas de palestras e resumos terão um prazo final mais curto, para que possamos avaliar todos os detalhes possíveis, garantindo assim um evento de maior qualidade;
  • para concorrer a premiação de melhor resumo, deve ser submetido um vídeo de até 10 minutos apresentando o resumo. Este vídeo será veiculado na programação do evento;
  • as inscrições só serão abertas após a publicação da programação do evento.

Uma mudança que havia sido solicitada mas que não será possível é que o evento seja síncrono. Na edição anterior tivemos problemas com palestrantes que não enviaram suas palestras a tempo, tampouco justificaram suas ausências, mesmo após a divulgação de suas palestras. Isso fez com que nosso evento ficasse mais enxuto do que gostaríamos, mesmo sendo assíncrono. Este ano, manteremos o formato assíncrono, mas toda a programação estará devidamente pronta antes do início das inscrições. Nenhuma palestra será divulgada sem que já a tenhamos recebido devidamente gravada e editada. No dia da palestra, disponibilizaremos um espaço para que a pessoa que estará palestrando possa interagir no chat com seu público.


Programação

 

Efeito Faraday: entre a atividade óptica natural e a teoria dos elétrons
22/10, às 15h

Palestrante: Bruno César da Silva Matos

[Acessar palestra]

Iniciaremos a abordagem com o descobrimento da atividade óptica natural, as tentativas de explicar tal fenômeno e o surgimento da lei de Biot. Na sequência, mostraremos como as teorizações e experimentações de Fresnel possibilitaram a formulação de uma teoria da birrefringência no contexto da teoria ondulatória da luz, bem como o entendimento desta como onda transversal. A partir das ideias de Fresnel veremos como elas serviram de base para descrições elasto-dinâmicas da luz, particularmente com a equação postuladas por MacCullagh para explicar a atividade óptica natural. Em seguida, descreveremos o episódio que é o tema central desta palestra: a descoberta da atividade óptica induzida magneticamente efeito, observada por Michael Faraday. George B. Airy então postulou possíveis equações de onda para a luz, sob ação do efeito magneto-óptico que serviram de base para as especulações posteriores. Discutimos particularmente o mecanismo de Maxwell, que retrocedou em relação a própria teoria eletromagnética da luz. Passamos então a August Rowland que foi o primeiro propor uma justificativa para o efeito Faraday dentro da teoria de eletromagnética de Maxwell, a qual também se revelou problemática. Por fim, apresentamos as duas propostas de Paul Drude, para descrição do efeito Faraday, as quais correlacionaram a teoria eletromagnética da luz e a teoria iônica da matéria.

 


Introdução a Termodinâmica de Não Equilíbrio Linear
22/10, às 16h

Palestrante: João Vitor Nunes Santos

[Acessar palestra]

Minha palestra consiste na exposição da Termodinâmica de não Equilíbrio Linear, um tema pouco explorado no âmbito da Graduação em Física. O trabalho foi desenvolvido tendo como base os estudos realizados por mim, João Vitor Nunes Santos, mestrando em física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a orientação do professor e pesquisador Robson Luiz Santos durante a confecção de um Trabalho de Conclusão de Curso pela Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Pretendo apresentar as particularidades da teoria juntamente com parâmetros já explorados na Termodinâmica no equilíbrio. A principal temática abordada foi a Termodinâmica de Não Equilíbrio Linear, com enfoque em: efeitos cruzados, termoeletricidade, lei de Fick, as relações recíprocas de Onsager e a elucidação dos métodos didáticos acerca do tema.

 


 

Estudo das propriedades eletrônicas em nanofitas de carbono
22/10, às 17:30

Palestrante: Ricardo Gomes

[Acessar palestra]

Olá, me chamo Ricardo Gomes, sou formado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, e atualmente curso mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Nesta palestra falarei sobre a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) que é um método bastante utilizado para cálculos de propriedades de nanomateriais. No trabalho foram realizados cálculos em estruturas 0D e 1D, sendo as em uma dimensão as nanofitas de Carbono, essa pesquisa foi realizada sobre orientação do professor Dr. Ediomar Costa Serra. Essas nanofitas apesar de nanofitas apesar de serem feita do mesmo material, apresentam propriedades totalmente diferente e ocorre por causa das suas bordas que podem ser Armchair ou Zigzag. Isso torna essas nanofitas materiais bastante interessante e com propriedades formidáveis para serem estudadas e com uma aplicabilidade vasta no meio tecnológico.

 


Matéria escura: o que sabemos?
23/10, às 13h

Palestrante: Valkíria Santos

[Acessar palestra]

A matéria escura é um campo da física que tenta explicar diversos femenos gravitacionais presente nas galáxias, aglomerados e estrelas e portanto contendo grande parte da matéria do universo. Apesar de ainda não ser possível sua observação direta, os pesquisadores acreditam em sua existência devido as diversas evidências experimentais, tais como as curvas de rotação de galáxias e a radiação cósmica de fundo. Somado a isso, os pesquisadores acreditam que para cada tipo de matéria escura exite uma partícula/objeto que a represente, onde a principal particula estudada atualmente é o WIMPs (Weakly interacting massive particles). Esses experimentos são realizados em ambientes de com alto controle, mas ainda não há uma resposta concreta, apesar disso estes experimentos são úteis para utilizá-los como base para outras pesquisas. A palestra explica e descreve as evidencias observacionais da existência da matéria escura, como as curvas de rotação de galáxias, os principais candidatos a matéria escura, como os áxions e WIMPs, os tipos de matérias escuras e suas características, os experimentos realizados para a detecção, o controverso experimento dama-libra e as explicações alternativas para a solução da matéria escura.

 


O uso de asteroides para transporte de cargas entre a Terra e Marte
23/10, às 14:00

Palestrante: Tiago Floriano

[Acessar palestra]

Nesta palestra apresentarei os resultados de minha pesquisa, visa identificar os asteroides mais adequados para uso com o conceito Comet Hitchhiker, para uso no transporte cargas entre os planetas Terra e Marte, que deve se intensificar com a SpaceX e a NASA buscando colonizar Marte até o início da próxima década. Tal método possibilita economia de combustível e energia, não apenas para exploração de nosso planeta vizinho, mas para exploração do espaço profundo.

 


A Equação de Schrödinger
23/10, às 15h

Palestrante: Prof. Jailton Filho

[Acessar palestra]

Baseado nos postulados basilares da teoria quântica, farei uma exposição acerca do formalismo algébrico necessário à argumentação heurística da Equação de Schrödinger, em uma dimensão espacial (para o átomo de hidrogênio). A palestra será ministrada em formato de aula expositiva, com temática voltada sobretudo aos alunos da graduação em Física e áreas afins, enfatizando a relevância das Equações Diferenciais Parciais no estudo da emissão de energia subatômica.


Fluxo Monetário Trabalhador-Empregador: Um Modelo para Saúde Econômica
23/10, às 16h

Palestrante: Giuliano Porciúncula Guedes

[Acessar palestra]

A física é uma ferramenta extremamente potente para descrever a natureza. Desde partículas nanométricas até corpos celestiais, a física tradicional descreve naturalmente. Com o progresso da tecnologia, os físicos obtiveram ferramentas mais avançadas, permitindo abordar problemas mais complexos. O dinheiro assumiu inúmeras formas durante a história, e está presente desde o começo da civilização. Atualmente, é o que permite a expansão da logística para o meio internacional, além da especialização de indivíduos e aumento na qualidade de vida. A Econofísica é uma área de pesquisa interdisciplinar qual almeja a aplicação de métodos físicos e estatísticos para o estudo de sistemas econômicos. Uma das ferramentas mais utilizadas na econofísica é a simulação através de redes complexas. A partir delas podemos modelar uma sociedade simplificando e separando em dois agentes: Trabalhadores e Empregadores. O fluxo de dinheiro faz o mundo girar. Sem a constante troca de mãos, a economia para, causando grande prejuízo à sociedade. Em nosso trabalho, desenvolvido por mim, Giuliano Porciúncula Guedes, Bacharelando em Física de Materiais pela Universidade de Pernambuco, sob orientação do Professor Doutor André Luis da Mota Vilela, modelamos a sociedade econômica para analisar o fluxo monetário, utilizando de redes complexas para formar as relações de trabalho, e simulando computacionalmente a dinâmica de interação entre os agentes. Tentando minimizar o número de parâmetros, analisamos o efeito que o medo do futuro sob a população causa no fluxo monetário daquela sociedade, e assim impactando a sua saúde econômica.

Painel de resumos

Desenvolvimento de Agentes Carreadores de Drogas Baseados em Nanotubos de Haloisita e Nanopartículas Metálicas
23/10, às 17:30

Autores: Gabriela Alves Costa e Éder José Guidelli

[Acessar apresentação]


Telescópio Itinerante Como Ferramenta Na Divulgação De Astronomia
23/10, às 18:00

Autores: Ananery Lopes Ribeiro, Kalinda de Moura Ferreira e Silvia Martins dos Santos

[Acessar apresentação]


Contador Geiger digital de baixo custo:  uso laboratorial e no Ensino de Física
23/10, às 18:30

Autores: Cauê Gomes Ferreira, Daniel Gonçalves Fidelis e Gilson Schaberle Goveia

[Acessar apresentação]

 


Nota: por motivos de força maior, a palestra que estava programada para o dia 22/10, às 14h, não será transmitida.


Inscrições

As inscrições são gratuitas, com certificado de participação. Para inscrever-se, preencha o formulário abaixo.

Prazo encerrado!


Submissão de resumos

0. Só serão aceitos trabalhos inéditos, não publicados em nenhum outro local;
1. Serão aceitos trabalhos envolvendo qualquer área da Física, posteriormente serão organizados por áreas temáticas para publicação nos anais;
2. Podem realizar a submissão de trabalhos graduandos (não necessita de orientador), graduados, mestres e doutores, e especialistas, sendo limitado a até 2 autores por resumo;
3. Cada autor pode submeter até 3 resumos;
4. Alguns autores poderão ser convidados a apresentar seus trabalhos, sob forma de vídeo previamente gravado, que também será avaliado, com até 10 minutos de duração. A quantidade de trabalhos será definida após a definição da programação do evento;
5. Não será possível realizar qualquer alteração no resumo enviado;
6. O corpo do resumo deve conter entre 300 e 500 palavras, seguindo as normas da ABNT como resumo simples, e devem conter introdução, objetivo, método, resultados e conclusão. O título não pode conter mais do que 15 palavras;
7. Não pode conter tabelas, gráficos ou imagens;
8. Os casos omissos serão resolvidos pela organização do Congresso Brasileiro de Física, quando necessário.

AVALIAÇÃO

0. Cada trabalho submetido será revisado por 2 avaliadores;
1. Os resultados serão publicados conforme cronograma, neste site;
2. Todos os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento;
3. A avaliação será cega, o que significa que os avaliadores receberão apenas o corpo do resumo para avaliar;
4. Os avaliadores não poderão submeter seus resumos na mesma edição deste congresso em que avaliam;
5. Serão atribuídas notas individuais por:
– originalidade e relevância do trabalho;
– fundamentação;
– método de investigação condizente com o objetivo proposto;
– resultados apresentados de forma clara e coerente;
– conclusão deve responder aos objetivos;
– coerência entre as partes do trabalho, redação adequada em relação à elaboração científica e normas ortográficas;
6. Com a soma total de cada avaliação será feita a média aritmética. Caso haja uma discrepância de notas superior a 35%, o trabalho será submetido a um terceiro avaliador, que será incluído na média;
7. Os casos omissos serão resolvidos pela organização do Congresso Brasileiro de Física, quando necessário.

Prazo encerrado!


Submissão de proposta de palestra

Convidamos você a submeter uma proposta de palestra, mini-curso ou oficina. Mas antes, leia atentamente as informações abaixo:

  • Preencha corretamente o formulário abaixo (todos os campos são obrigatórios);
  • Observe o campo Lattes para inserir a URL pública do seu currículo. Na edição anterior muitas propostas foram desconsideradas por não preencherem corretamente este campo, impossibilitando a devida avaliação da pessoa que iria palestrar;
  • O tema da apresentação é livre (dentro da área da física);
  • Se você ainda está na graduação, também pode submeter sua proposta de apresentação;
  • As apresentações precisam ter no mínimo:
    • 45 minutos, para palestras e oficinas;
    • 3 encontros de, no mínimo, 30 minutos, para mini-cursos;
  • Cada proposta passará por 3 etapas:
    • avaliação da proposta submetida via formulário até 10 de maio;
    • se aprovada, será solicitado um vídeo de apresentação de no mínimo 3 minutos, em alta resolução, se apresentando e falando sobre o que irá palestrar. O vídeo precisa estar em boa resolução para que, se aprovado, possa ser usado como material promocional para divulgar sua apresentação. Este envio deve ocorrer em até 10 dias após a aprovação da proposta;
    • se aprovado o vídeo, será solicitado a gravação da palestra na íntegra, para edição e veiculação no dia de sua apresentação no evento. Este envio deve ocorrer em até 30 dias após a aprovação da proposta;
    • só então, se aprovado o vídeo da apresentação na íntegra, é que sua palestra estará confirmada para o evento.
  • Sendo aprovado, você precisará submeter ao menos 5 fotos em boa resolução para serem usadas como material de divulgação de sua palestra. Este envio deve ocorrer em até 5 dias, após a aprovação da proposta;
  • Requisitaremos ao menos 3 vídeos, de 15 à 30 segundos, onde você deverá se apresentar e convidar as pessoas para sua palestra, para que possamos usar como material de divulgação de sua apresentação. Este envio deve ocorrer em até 10 dias, após a aprovação da proposta;
  • O dia e horário do evento será decidido conforme disponibilidade dos palestrantes. Inicialmente, o primeiro dia de evento será em 15 de outubro;
  • No dia e horário de sua palestra, você precisará estar disponível para participar do chat e interagir com seu público. Caso não seja possível, informe a organização com antecedência para que possamos informar às pessoas que estarão online de que você irá responder às perguntas posteriormente;
  • Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar: contato@revistabrasileiradefisica.com

Prazo encerrado!


Cronograma

  • De 10 de fevereiro à 10 de maio
    • Recebimento das propostas de palestras
  • 4 de julho
    • Divulgação da programação do evento
    • Abertura das inscrições
    • Recebimento de resumos para publicação nos anais
  • 4 de setembro
    • Último dia para envio de resumos para publicação nos anais
  • 15 de outubro
    • 1º dia do evento
  • Última dia do evento
    • Início da votação para a escolha dos melhores resumos da edição, com base no painel de apresentação de resumos
  • 14 de novembro
    • Publicação dos anais
    • Divulgação dos resumos premiados


Organização

O Congresso Brasileiro de Física é uma iniciativa da Revista Brasileira de Física, com o objetivo de proporcionar à professores e profissionais da área um espaço de relevância no meio acadêmico, especialmente à alunos que, de outra forma, não teriam condições de arcar com os custos de se deslocar e participar de um congresso de grandes proporções, possibilitando assim que estes tenham a oportunidade de participar de um evento, até mesmo como palestrante, o que irá agregar em seu currículo.

Comissão organizadora

Tiago Floriano
Editor na Revista Brasileira de Física

Jamile Justo
Editora na Revista Brasileira de Física