Sobre o periódico

A Revista Brasileira de Física é uma publicação de fluxo contínuo, com periodicidade quadrimestral, que visa publicar trabalhos de pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, e professores de física, nos idiomas português ou inglês, além de organizar o Congresso Brasileiro de Física.

Periodicidade

Esta é uma publicação de fluxo contínuo, quadrimestral, produzindo 3 edições por ano reunidas em volumes. A primeira edição é aberta em janeiro, a segunda em maio, e a terceira em setembro.

Declaração de Ética e boas práticas de publicação

Clique aqui para ler.

Idioma

Serão aceitos manuscritos escritos em português ou inglês.

Acesso aberto

A Revista Brasileira de Física é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura, download, cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com a licença Creative Commons adotada. Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

Revisão por pares

A revisão dos manuscritos é feita por pares, no formato duplo-cego, sob a supervisão da pessoa do corpo editorial responsável por esta submissão específica. Cada submissão será revisada por, pelo menos, duas pessoas.

Fluxo
Ao receber o manuscrito, este será atribuído a alguém do corpo editorial, que irá acompanhar o processo de revisão. Esta pessoa irá averiguar se a submissão atende aos critérios estabelecidos na página Instruções para publicação. Se houver algum problema, devolverá o manuscrito ao autor, indicando o que deve ser corrigido para uma nova submissão. Se não houver problemas, o responsável pela submissão irá realizar o cegamento dos dados e enviará o trabalho à dois revisores com qualificações para tal tarefa. O manuscrito só será enviado a partir do momento em que houver o aceite dos dois revisores. Feito isto, ambos terão 5 dias para enviarem seus pareceres, com comentários, informações de relevância, dúvidas, e se aprovam ou não o manuscrito. Os autores receberão os pareceres e, se necessário, terão 20 dias para reenviar o manuscrito com as devidas correções. Os mesmos revisores irão reavaliar o trabalho. no prazo de 5 dias, quando será informado ao editor responsável o parecer dado, que submeterá à Editora Chefe, com seu próprio parecer sobre a aceitação ou não do manuscrito, para que esta aprove ou não a publicação. Aprovando, o manuscrito será submetido à editoração para adequação ao layout do periódico, onde receberá um código único e o DOI. Estes dados serão enviados ao autor para que insira, junto com o cabeçalho da revista, em um novo arquivo PDF de seu manuscrito. O autor tem 2 dias para o reenvio do arquivo, que será enviado para editoração para que publique o manuscrito imediatamente.

Avaliação cega
Para assegurar a integridade da avaliação, o editor responsável pelo processo de revisão do manuscrito revisará o texto para realizar o cegamento dos dados, ocultando qualquer informação que leve à quebra de imparcialidade por parte do revisor. Após este procedimento será gerado um novo arquivo, para não perpetuar as informações pessoais do autor através do MIME type do arquivo. Tanto revisores quanto autores sempre se reportarão ao editor, nunca diretamente entre si.

Corpo editorial

Editora Geral
Jamile Carolina Justo Floriano

Editor Associado
Tiago Cardoso Floriano

Corpo Editorial Científico
Edclesia Demedes da Silva
Pedro Lucas Costa Andrade
Tiago Cardoso Floriano

Contato de apoio
Revista Brasileira de Física
contato@revistabrasileiradefisica.com

Avaliador/revisor

Envie seu Lattes para contato@revistabrasileiradefisica.com. É uma atividade voluntária. Receberão um certificado do periódico como participou como avaliador e revisor, para cada manuscrito avaliado.