O MAPA DO INFERNO POR DANTE E BOTTICELLI: A ARTE NO ENSINO DE FÍSICA

DOI: 10.5281/zenodo.5707559

Fabiana Gozze Soares
SEE

Adriano Araújo
SEE

Resumo simples publicado nos anais do I Congresso Brasileiro de Física: A obra literária A Divina Comédia composta pelo italiano Dante Alighieri no século XIV apresenta a visão de três mundos que podem ser visitados no pós morte, narrando a trajetória do próprio Dante em busca de sua amada Beatriz e da redenção de seus pecados (BROWN, 2014; VILLELA, 2010). Desde sua criação, a obra serve de inspiração para outras obras literárias, cinema e arte. Na obra de Dan Brown, Inferno, de 2013, encontramos uma nova aventura de Robert Lagdon para salvar o planeta de uma ameaça biológica (CAMARGO e GRANJA, 2015). A história nos apresenta o universo da Divina Comédia tanto em sua obra original, como em outras obras que decorreram dela, como as pinturas de Sandro Botticelli (VERMEERSCH, 2007; CORSO, 2012; BROWN, 2014). Partindo desta premissa, este trabalho tem por objetivo utilizar as obras de Alighieri e Botticelli no ensino de gravitação para alunos do 1° ano do Ensino Médio. Deste modo, este trabalho se justifica com a perspectiva de inserir conceitos de Física em um contexto que está relacionado com o cotidiano e que pode influenciar o educando a ter interesse pela leitura e pela arte. A Divina Comédia é composta por três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso (DRIGO FILHO, 2016). A descrição realizada por Dante dos três mundos, principalmente do Inferno, passou a dar “asas à imaginação” daqueles que entraram em contato com a obra, uma vez que não se tem informação sobre detalhes do mundo inferior anterior a Dante (SANGUINÉ, 2008). Tal descrição teve grande alcance também sob a perspectiva de Botticelli, quando este pintou o Mapa do Inferno (Voragine Infernale), imagem que ilustra os nove círculos do Inferno, no qual cada círculo apresenta a condenação de distintos pecados (VERMEERSCH, 2007). Ao sair do Inferno para o Purgatório, na primeira parte, Canto XXXIV, Dante e seu guia deslizam pelo corpo de Belzebu até chegar ao centro da Terra, barriga do demônio, e neste ponto há a inversão da gravidade fazendo com que ao invés de continuarem a descida, passam a subir e, assim, entrar no Purgatório (ALIGHIERI, 2002). A partir desta descrição pode-se apresentar e discutir com o educando o conceito de gravidade ao longo da história. A metodologia utilizada foi a aplicação de um formulário produzido na plataforma Google Classroom, onde mapeamos os saberes prévios dos alunos com questões que abrangem alguns conceitos de física, arte e literatura. Após a coleta de dados, pretende-se aplicar uma sequência didática utilizando a obra de Dan Brown e, por consequência, a de Alighieri e Botticelli para trabalhar o conceito de gravitação. Espera-se que o educando possa abrir seus horizontes, se interessando por representações culturais que muitas vezes não são encontradas fora do espaço escolar por diversas razões, e além disso, unir tais esferas de saberes pode corroborar com o aprendizado dos conceitos físicos de modo contextualizado.

Palavras-chave: Ensino de Física; Gravitação; Literatura