Resumo: O I Congresso Brasileiro de Física foi realizado de forma remota, assíncrona, através da plataforma Youtube, no canal oficial da Revista Brasileira de Física, e promovido através do site www.congressobrasileirodefisica.com. O evento foi uma iniciativa da graduanda Jamile Carolina Justo Floriano, de bacharelado em psicopedagogia, do Centro Universitário Internacional UNINTER, e do graduando Tiago Cardoso Floriano, de licenciatura em física, da Universidade Federal de Santa Maria. Posteriormente, contou com o apoio e co-organização da Revista Brasileira de Física. O congresso foi realizado nos dias 16 de outubro de 2021, das 12h às 18h, e 17 de outubro de 2021, das 12h às 18h, por tanto, com duração de 12 horas.
Este evento visou dar luz a possibilidade do uso da tecnologia para oportunizar a presença, num grande evento, por pessoas (sejam graduandos, graduados, pós graduados, mestres, doutores, professores ou curiosos) que de outra forma, não teriam condições de participar arcando com os custos envolvidos (viagem, hospedagem, etc). O foco principal foi dar espaço para alunos protagonizarem um evento desta magnitude, engrandecendo assim seus currículos, seja com publicações, seja com participação enquanto ouvintes, seja enquanto palestrantes, e até mesmo, avaliadores de resumos, sempre dentro das capacidades de cada indivíduo, que foi filtrada no momento das respectivas inscrições, com a solicitação de currículo Lattes e uma breve apresentação sobre suas aptidões e preferências. Justamente para não querer negar acesso a ninguém, não delimitamos um tema. Deixamos livre para palestrantes e autores falarem sobre o que dominam, sobre o que amam fazer, sobre suas paixões, e estas não surgem das restrições, e sim da liberdade de ser, pensar, fazer.
Com esse ideal, logo nas primeiras semanas constatamos que não faria sentido tratar todos com igualdade, mas sim, com isonomia. Sendo assim, faria mais sentido se os espaços fossem compostos, preferencialmente, por mulheres, e preferencialmente, negras, indígenas, LGBTQIA+, quem tem seu lugar de fala violado, quem precisa falar mais alto para ser ouvida, quem precisa ser muito mais para ter o mesmo espaço que os demais. É disso que se trata a isonomia, e foi isso que buscamos até o último dia de evento, e esperamos ter conseguido proporcionar com, ao menos, o mínimo de sucesso. Foram submetidos 30 resumos simples, pelo rigoroso processo de avaliação por pares, inscritos para isto na página do evento. Os parâmetros de avaliação foram:
1) Concisão e fidedignidade textual;
2) Impacto, atualidade e originalidade;
3) Dados preliminares por fontes confiáveis;
4) Acessibilidade e clareza;
5) Delineamento adequado da pesquisa;
6) Ética em pesquisa;
7) Definição clara dos objetivos, resultados e variáveis do estudo;
8) Narrativa com fluidez e linguagem adequada;
9) Didática e coerência de raciocínio e percurso;
10) Aplicação, informação e/ou conhecimento no âmbito científico.
Foram selecionados 21 resumos simples, que compõem estes anais, 248 inscritos como ouvintes, 35 avaliadores de resumos, e 18 propostas de palestras.
Resumos simples publicados:
- DA FICÇÃO CIENTÍFICA À REALIDADE: A INFLUÊNCIA DE PRODUÇÕES FICCIONAIS NA FÍSICA MODERNA
- Formação de exoplanetas em regiões de zona de habitabilidade de estrelas tipo K
- DETERMINAÇÃO DE PERDA DE CARGA EM PROJETOS DE TUBULAÇÕES COMERCIAIS DE IRRIGAÇÃO
- IMPACTOS DA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE BIODIESEL
- ANÁLISE TERMODINÂMICA E AMBIENTAL DE SISTEMA DE TRIGERAÇÃO POR CÉLULA A COMBUSTÍVEL DO TIPO IR-MCFC PARA APLICAÇÃO EM SETOR TERCIÁRIO
- O ENSINO DA FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
- IMPLICAÇÕES DA NÃO ABORDAGEM DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO EM ENGENHARIA
- O MAPA DO INFERNO POR DANTE E BOTTICELLI: A ARTE NO ENSINO DE FÍSICA
- YIBAMBE!YIBAMBE!: O UNIVERSO DE WAKANDA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO
- EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO PARA REVISÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES A CIRCUITOS ELÉTRICOS
- O EXPERIMENTO COMO FERRAMENTA FIXADORA DE CONHECIMENTO
- ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS DIFICULDADES DA INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA
- Utilização do super-herói Thor para problematização e motivação em uma atividade no ensino remoto
- Uso de plataforma virtual de prototipação como recurso pedagógico para o ensino do espectro infravermelho
- A mulher no meio acadêmico: o projeto Meninas da Física
- Sequência de Ensino à luz da Neurociência Educacional usando Folhetos de Cordel em formato de História em Quadrinhos no estudo de Relatividade Restrita
- Revisiting Diabetes Mellitus Diagnosis with Artificial Intelligence
- Predicting Wind and Solar Energy Supply with Deep Learning
- Detecção de Matéria Escura: a procura por Fótons Escuros
- LITERATURA, FICÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA POPULAR PARA ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Os 3 melhores resumos serão premiados com R$ 100 e espaço para apresentação na próxima edição do Congresso Brasileiro de Física! Escolha os melhores e vote clicando aqui.